segunda-feira, 2 de junho de 2008

Será ainda um monstro adormecido?


Há uns anos atrás escrevi um artigo, sobre um certo concelho em que o defini como sendo um monstro adormecido e que lhe bastava acordar para atingir o lugar que é seu por direito, pela legítima aspiração dos seus habitantes.

Hoje retorno ao tema (mas fruto da incapacidade de quem por lá anda e pensa que manda), já não consigo manter essa qualificação, sendo agora um monstro à beira de atingir o coma profundo. Digo isto porque se perdeu tantas oportunidades e possibilidades, deixando e permitindo que outros concelhos as aproveitassem, estando esses já a colher os frutos da sua imaginação e da sua capacidade de se imporem na sempre eterna e justa luta pelos interesses das populações que foram eleitos para servir.

Desde que escrevi esse artigo, já vi a mesma população que tanto critica nos cafés e nas conversas de esquina quem por lá manda, passar por duas vezes cheques em branco à sua gestão. Não percebo, nem tão pouco entendo como é possível criticar e depois sufragar uma candidatura que vai a votos sem propor uma ideia nova, sequer.

Mas o que vai animando, é que essas conversas de café e de esquina, vão crescendo de tom, de intensidade e calmamente, tal como tudo o que tem um principio, mais tarde ou mais cedo o inevitável acontecerá. O seu reinado chegará ao fim.

Resta saber quem é que vai ocupar o trono em vacatura. Se serão aqueles que praticam a mesma doutrina, mas com palavras e atitudes diferentes, ou se será alguém que olhe para esse concelho fantástico com “olhos de gente” e se esforce não por manter o feudo, mas sim por levá-lo rumo a um futuro digno de ser lembrado.

Como diz alguém, o Futuro é Agora!

E o concelho é o meu.

1 comentário:

Unknown disse...

Como partilho desta opinião... mas será que há alguém que consiga mesmo fazer frente a este monstro?