quinta-feira, 29 de maio de 2008

Aquele Aparelho....


Estou sentado em frente a uma caixinha que mudou o mundo e a forma como o vemos...

Lá dentro encontram-se cinco figuras que me irão entreter nos próximos quarenta e cinco minutos. Há algum tempo que a respectiva caixinha de ilusões não me prendia a horas certas mas, desta vez, eu teria de estar colado a ela. Inicia-se o espectáculo, muitas luzes, muita cor, e uns toques de cosmética que propiciam uma imagem diferente aos presentes, servem de “engodo” para nos manter atentos aos próximos minutos. Sei que houve sorteio para escolher qual das figuras começava, de forma civilizada, a expor as suas ideias e contratos com aqueles que cujo interesse é muito próximo do meu.

Só sei é que se iniciou o jogo!

Um jogo onde todos sabiam que um deles sairia dali de dentro perdedor ou vencedor. Em quarenta e cinco minutos do meu tempo, percebi que a palavra credibilidade deixou de aparecer em todos os dicionários Portugueses, dizem que Alguém a levou e se apoderou dela.

Em quarenta e cinco minutos vi alguém que nem deveria lá estar dentro, a tentar renascer das cinzas, querendo-se afirmar pelo seu passado recente e pela contagiante dialéctica sofista que nos habituou! Para mim deu XINEF!

Em quarenta e cinco minutos verifiquei que um membro da sociedade civil (como se não o fossemos todos!), conseguiu ser mais determinante e incisivo, apesar de não contar para o respectivo boletim da sorte grande, chegando mesmo, ao estilo de Indiana Jones, a iniciar a busca da Credibilidade perdida!

Em quarenta e cinco minutos assisti à tentativa de ser diferente, de oferecer outro caminho. Podendo ser mais consistente, soube ficar calado quando os outros foram olhar lá bem para trás!

Em quarenta e cinco minutos vi o quinto elemento, muito compreensivo e sabedor do acto da moderação.

Final do Jogo! Vamos a contas!

Quem perdeu foi a senhora que se apropriou da credibilidade! Quem venceu foi a moderação e a inteligência de saber estar!

Não poderia ter chegado ao fim daqueles quarenta e cinco minutos, a olhar e a ouvir o que saía da caixinha sem ser interrompido! Não, não foi publicidade mas sim, quase no final, nas mensagens para os “fieis” houve alguém que me disse que a credibilidade já constava de novo em todos os manuais! Recebi uma mensagem dizendo: Foram dados Passos credíveis e podemos afirmar que foi a diferença e a forma de estar, como ideias subjacentes à investigação, que recuperaram esta palavra que alguém tentou roubar!

Nota: Quando desliguei o Aparelho (a caixinha de ilusões, não o outro aparelho), fui confirmar se a mensagem que tinha recebido era na verdade, verdade!

Credibilidade = algo que merece ser crível! Acreditável! De origem latina credibile!

Confirmo, já está presente nos nossos dicionários, ninguém se apropriou dela, apenas houve uma tentativa, mas que com a chegada dos bombeiros, rapidamente o fogo foi debelado. Existe sempre quem apague o fogo! Felizmente, são mais aqueles que apenas o dizem do que aqueles que o fazem!

2 comentários:

Paulo Colaço disse...

Amigo Helder Renato,
é bom ver-te empenhado a desenvolver as tuas ideias e pensamentos.

Estamos a apoiar candidatos diferentes mas estamos (sempre estaremos) do mesmo lado: no PSD, por Portugal!

Acreditamos que é possível dar uma vida melhor aos nossos concidadãos, falando verdade, agindo com rectidão, desenvolvendo capacidades.

No dia 31 voltamos a estar todos por um. E por Portugal!

Forte abraço
pcc

Anónimo disse...

O que mais precisamos é que a credibilidade volte á nossa vida e ao nosso país e que não seja só uma palavra, a mais, no dicionário.
Venha ela de onde vier que seja verdadeira e produtiva, que produza passos de mudança, que seja inovadora e que o seu significado não se perca por demagogia e dialética sofista.
Este Blog vale a pena!!!! :)